segunda-feira, 24 de maio de 2010

Esperas maternas ...

Esperas maternas (autoria desconhecida)
Uma jovem muito prática e estudiosa de métodos rápidos e práticos para tudo, procura um de seus mestres e diz-lhe:
- Mestre, já me sinto amadurecida o suficiente para ser mãe. Estou planejando ficar grávida em breve.
Responde-lhe o mestre:
- Você já aprendeu a lidar com esperas?
- Sim , diz-lhe ela. Claro que sei que terei que passar por 9 meses de espera, mas sinto-me bem preparada para enfrentar essa fase.
O mestre a olha com carinhoso sorriso e põe-se a falar:
- De todas as esperas, esses 9 meses serão a menor delas. Após o nascimento de seu filho você deverá saber esperar
pela hora certa para deixar de amamentá-lo;
pelo momento em que ele consiga andar sozinho sem chamar por você toda vez que cair;
pela habilidade de comunicar-se com palavras sem que você tenha que ser sua intérprete;
pelo tempo em que já consiga fazer pipi (entre outras coisas) no lugar adequado e não em você ou nos outros…
A jovem apenas ouve atentamente … e continua o mestre:
- … você deverá saber esperar que ele volte “são e salvo” da escola todos os dias, sem angustiar-se;
chegada a adolescência, deverá saber esperar que ele volte logo para casa, se não o fizer no horário em que prometeu voltar;
depois de casado deverá saber esperar que ele apareça nos domingos ou que telefone de vez em quando.
Nascidos seus netos, é bem provável que você, a título de “colaboração” , deva começar tudo de novo.
E então? Está preparada?
Enrolando os dedos num cacho acima da orelha, a jovem responde:
- Pensando melhor, antes vou fazer um curso sobre a Arte de Saber Esperar.
Mestre, Ser Mãe é uma Arte!

... Quando li este texto, fiquei pensando o quanto isto é verdade... o quanto vou ter que esperar a partir de agora, eu aqui achando que a pior espera era esta ( a louca!), porem esta, é a melhor espera ... a espera pelo novo, pelo o que ainda está por vim, uma espera cheia de sonhos, de idealizações, enfim, cheia de coisas boas ... mas após ler este texto, parei e conclui que já pensei e por várias vezes durante o dia me pego pensando nas outras esperas que me espera ....
Ser mãe é mesmo desafiador!!!
Vejo os meus primos adolescentes hoje com outros olhos, sempre que os vejo, imagino o meu Miguel ou a Maria Gabriella na situação que eles estão vivendo e me pergunto: "O que eu faria?" ... bem, o jeito é esperar pra ver né ...

Eu sou mãe, mesmo sem ter feito o curso sobre a arte de esperar .... e estou adorando esta espera ... doce espera!!!!

Uhuruuullll .... está semana tem dona doutora .... anciosa .... esperar não é meu forte!!!

Te amo pequenino!

2 comentários:

  1. Olá querida,e depois que nasce há momentos que temos vontade de que o baby volte para nossa barriga,pois assim sabemos que ele estará protegido.Muitas vezes me vi pensando assim.Beijos e se cuida!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto e a sua reflexão.
    Sim, além de tantas coisas maravilhosas, a gente aprende também a esperar e é uma espera para sempre, cada hora por uma coisa..rs
    Beijão

    ResponderExcluir